Carrefour lança programa sustentável para criação de bezerros em MT Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuária

Carrefour lança programa sustentável para criação de bezerros em MT

Direcionado aos pequenos produtores, o programa pode investir até 3 milhões de euros em suporte à produção e assistência técnica para melhoramento genético dos animais

bezerros
Foto: Fabiano Bastos/Embrapa Cerrados

O Grupo Carrefour e o Instituto para o Comércio Sustentável (IDH),  lançaram nesta terça-feira, dia 10, em Cuiabá, Mato Grosso, um programa de estímulo à produção e criação de bezerros de maneira sustentável. Intitulado como “Produção Sustentável de Bezerros”, o projeto é direcionado aos pequenos produtores de 450 propriedades das regiões leste e noroeste do estado, conhecidas como Vale de Juruena e Vale do Araguaia. Áreas essas que respondem por cerca de 40% da produção do estado.

Na região dos Vales do Juruena e Araguaia aproximadamente 90% dos fornecedores não dispõem de tecnologia, com baixos índices de evolução da produção e da rentabilidade, o que pode causar um ciclo de perdas, novos desmatamentos e até abandono da atividade. A iniciativa visa apoiar esses criadores, mantendo os produtores no campo, como um participante apto para atuar na cadeia pecuária. Durante o lançamento, a diretora executiva do IDH no Brasil, Daniela Mariuzzo, afirmou que a abordagem é “inovadora para o desenvolvimento sustentável, uma vez que conecta os mercados nacionais e internacionais para gestão das áreas de produção de forma sustentada”.

O plano tem como objetivo também  a entrega de resultados à estratégia produzir, conservar e incluir (PCI), lançada pelo Estado de Mato Grosso na Convenção do Clima realizada em Paris, em dezembro de 2015, e que até 2020 serão investidos cerca de 3 milhões de euros, que deverão ser aplicados no suporte à produção, como linhas de financiamento adequadas, assistência técnica para melhoramento genético e do pasto e apoio à legalização fundiária e ambiental.

Para o grupo, a expectativa inicial é aumentar a renda dos agricultores por meio de assistência técnica e acesso ao crédito, e garantir a conformidade ambiental em uma abordagem gradual, apoiando o Código Florestal Brasileiro.

Sair da versão mobile