Casos de dengue aumentam em 2010

Ministério da Saúde informou que as notificações triplicaram no paísAs notificações de dengue mais que triplicaram em 2010. Os dados foram divulgados nesta segunda, dia 28, pelo Ministério da Saúde. Foram quase um milhão de casos e 572 mortes só no ano passado. Em 2011 já foram registrados mais de 26 mil relatos da doença no país. A região norte é a que concentra o maior número de casos, seguido do sudeste. Preocupados com o aumento das ocorrências, os Estados adotaram medidas para conter o avanço da dengue.

No Rio Grande do Sul já foram registrados 55 municípios infectados pelo mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue. Para combater a doença, os agentes, tem por meta vistoriar 100% das residências do Estado e aplicar defensivos nas regiões onde forem encontradas larvas dos insetos.

A produtora rural Cláudia Ramos se surpreendeu. Mesmo cuidando para que os mosquitos não se reproduzam, a equipe de vigilância encontrou larvas do inseto na sua casa.

? Mesmo a gente sabendo os cuidados que tem que tomar, nem sempre a gente toma os cuidados devidos ? comenta.

No Rio Grande do Sul, a meta da vigilância sanitária é vistoriar todas as residências do Estado. Seja na cidade ou na zona rural.

? É importante receber a visita dos agentes de dengue porque são eles que vão analisar o ambiente e detectar se há larvas naquele local, se tiver, essas serão encaminhadas ao laboratório ? ressalta.

Se na análise for confirmado que as larvas são do mosquito transmissor da dengue, a residência e os vizinhos mais próximos devem receber uma nova visita. O trabalho da equipe de vigilância só será facilitado com o livre acesso dos agentes às casas.

? Esse trabalho é muito importante e só entrando nas residências que a gente vai poder identificar, sem isso não tem como, porque o Aedes é um mosquito doméstico ? explica a agente Prinscila Matos.

Os cuidados começam antes mesmo da visita da equipe. Os recipientes que contem água, como cochos de animais, devem ser esvaziados e lavados com esponja e sabão semanalmente. Os ovos do mosquito sobrevivem por mais de um ano, mesmo sem água. A terra encharcada também atrai as larvas transmissoras da dengue.

? Em açude é uma água deixada pelo homem ? lembra Gabriel Gasperin, Biólogo da Vigilância em Saúde de Gravataí.

Uma vez contraída a doença, a pessoa pode sentir dores abdominais; vômito; dores nos olhos e febre. Neste caso é preciso procurar um médico imediatamente. A dengue pode evoluir para quadros mais severos que podem levar a morte.

? Não se deve tomar remédio em casa. Tomar até 3 a 4 litros de água por dia ? explica a médica Bárbara Barreiros.