Cepea: preço do leite pago ao produtor sobe 8,4% em maio

Foi a quarta alta consecutiva e reflete o período de entressafra. O valor médio ficou em R$ 1,2545 o litro

Fonte: Famasul

O preço do leite pago ao produtor em maio subiu 8,4% ante abril, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Foi a quarta alta consecutiva e reflete o período de entressafra. O valor médio ficou em R$ 1,2545 o litro, alta de 24,2% desde o início do ano.

“De abril para maio, os preços subiram em todos os estados que compõem a ‘média Brasil’ do Cepea, com a alta mais intensa, de 10,34%, sendo verificada no Rio Grande do Sul, seguido pela Bahia (8,56%) e Santa Catarina (8,38%)”, diz o centro de estudos em nota. A “média Brasil” considera os preços na Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em abril o ICAP-L (Índice de Captação de Leite) recuou 1,46% em relação a março/18, acumulando queda de 11,6% em 2018. “Com exceção do Paraná, que registrou estabilidade na variação mensal (0,6%), todos os Estados sinalizaram queda na captação. O recuo no volume de leite captado foi menos expressivo comparado ao mês anterior, devido aos altos patamares de preços atingidos nos últimos meses e à maior competitividade entre os agentes de mercado.”