Confinamento de bois deve superar quatro milhões de cabeças em 2012

Estimativa para 2011 é de 3,8 milhões, já acima de outras do mercado que oscilam em torno de 3,3 milhõesO Rally da Pecuária, organizado pela Agroconsult e Bigma Consultoria, prevê que em 2012 o número de bois terminados em confinamento vai superar quatro milhões de cabeças. Para 2011, ambas preveem um confinamento de 3,8 milhões de cabeças, estimativa que está acima de outras do mercado, que oscilam em torno de 3,3 milhões de cabeças.

De acordo com o diretor da Bigma, Maurício Nogueira, cada vez mais pecuaristas têm usado a estratégia de terminar os animais em cocho, como forma de aumentar o giro financeiro da propriedade. Conforme dados apurados pelo Rally, 87% dos pecuaristas entrevistados utilizam a estratégia de terminação. Em 2011, esses produtores aumentaram o confinamento em cerca de 24% e declararam que em 2012 pretendem elevar a prática em 18%, em média.

Segundo o sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa, a utilização do confinamento pelo produtor configura uma mudança estrutural da atividade.

? Este não é um episódio isolado, mas sim uma tendência ? afirma Pessôa.

O Rally da Pecuária 2011 percorreu, entre 26 de setembro e 11 de novembro, nove Estados que representam 75% do rebanho e 85% da produção de carne brasileira.