Convênio vai promover exportação da genética bovina hereford e braford

Apex-Brasil e associações de criadores pretendem exportar material brasileiroO presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alessandro Teixeira, e o presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Fernando Lopa, assinaram nesta segunda, dia 31, convênio para a promoção de exportação de genética das raças hereford e braford.

Alessandro Teixeira destacou a Expointer como grande feira de apresentação da diversidade produtiva do Brasil, além de possibilitar a busca por novos mercados e novos parceiros.

? O Brasil é um grande produtor de tecnologia de ponta. Hoje temos a oportunidade de oferecer ao mundo todo a melhor genética das raças hereford e braford. Espero que na Expointer 2010 possamos comemorar os bons resultados deste convênio ? salientou Teixeira.

Fernando Lopa afirmou que o convênio condecora os 50 anos da ABHB, completados em outubro de 2008.

? Com este projeto, colocaremos a nossa genética em diversos rincões do mundo, principalmente nos países do norte, onde as raças hereford e braford têm grande aceitação. Adaptamos os animais a campo, que não perdem em nada à produção em confinamento. Espero que esse projeto pioneiro traga muitos frutos para a Apex-Brasil, para a ABHB e para a pecuária nacional ? ressaltou Lopa.

Com o Projeto de Promoção Comercial Internacional de Genética das Raças Hereford e Braford do Brasil, nos próximos sete meses serão investidos R$ 913 mil para incrementar as exportações de produtos da genética hereford/braford brasileira no Exterior, tais como: sêmen, embriões, reprodutores e matrizes e insumos agropecuários.

O projeto visa também consolidar a imagem do Brasil como grande produtor de genética e carne de qualidade ? um dos fortes diferenciais oferecidos pelas raças hereford e braford. As ações previstas vão desde a produção de material promocional até a participação em feiras internacionais, passando pela mobilização e adequação das empresas para exportação. O objetivo é consolidar mercados já existentes, especialmente Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e conquistar novos mercados, tais como: Venezuela, Chile, China, Rússia, África do Sul, Estados Unidos e Canadá.

Uma das ações que já ocorre durante a Expointer 2009 é a visitação de compradores e jornalistas estrangeiros, com o objetivo de conhecer melhor os produtos brasileiros. Foram convidadas comitivas de 11 países ? Venezuela, Equador, Argentina, Uruguai, Paraguai, México, Estados Unidos, Canadá, Rússia, China e África do Sul. Na programação estão previstos encontros com criadores, empresas de venda de sêmen, palestra e tour técnico no pavilhão dos animais, para que conheçam de perto a qualidade e o padrão das raças HB.