Curso prepara técnicos para aplicar metodologia do projeto Balde Cheio

Cerca de 20 técnicos aprenderam como trabalhar junto aos produtores alagoanos para melhorar a qualidade do leite e a renda das propriedadesCerca de 20 pessoas, entre técnicos das diversas áreas do agronegócio, participaram de um curso nessa sexta, dia 29, na sede do Sebrae em Alagoas sobre o Projeto Balde Cheio, que visa melhorar a produção leiteira por meio da aplicação de técnicas adequadas de manejo de produção e gerenciamento dos negócios.

A capacitação faz parte da programação do 13º Seminário de Exposição para Produtores de Leite em Alagoas (Proleite 2010) e tem como objetivo preparar os participantes para atuar junto aos produtores alagoanos na aplicação da metodologia utilizada no Projeto Balde Cheio. Depois desta capacitação, cada técnico estará habilitado para atender 20 produtores e disseminar as práticas do projeto.

Arthur Chinelato, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste e criador do projeto, apresentou as formas de abordar os clientes, as novas técnicas de extensão rural, os diferentes sistemas de produção do leite, e como ter um melhor controle financeiro dos empreendimentos.

Qualidade

Segundo o analista da Unidade de Territórios Específicos do Sebrae em Alagoas Marcos Fontes, a realidade da pecuária do leite em Alagoas precisa ser mudada.

? A maioria dos produtores tem uma pequena produção e consequentemente, baixa renda. Mas com apenas oito meses da implantação dessa nova filosofia, os produtores atendidos tiveram um aumento considerável na qualidade dos seus produtos e no seu faturamento ? disse ele.

Desde quarta-feira, dia 27, o Proleite vem dando a oportunidade aos produtores, por meio de capacitações, de se atualizarem sobre os diversos assuntos que envolvem o setor para fomentar a atuação dos pequenos negócios e fortalecer essa atividade em Alagoas.

Durante a semana, os profissionais que participaram do curso visitaram algumas propriedades para entender na prática como essa nova filosofia funciona e ver alguns resultados satisfatórios dos produtores.

? Tem produtor que hoje tem uma renda mensal R$1.800, o que é muito acima do que eles tinham antes, e esse valor tende a aumentar ? explicou Marcos.