Dia do Pecuarista: setor passará por transformação nos próximos 20 anos Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuária

Dia do Pecuarista: setor passará por transformação nos próximos 20 anos

Biotecnologia e digitalização vão modificar o funcionamento da cadeia, da compra de insumos até a distribuição da carne ao consumidor final

Neste 15 de julho é comemorado mais um Dia do Pecuarista. Esses produtores se dedicam à alimentação, sanidade, reprodução e bem-estar animal, sendo responsáveis por fortalecer e movimentar a economia do país. O Canal Rural celebra esta data olhando para o futuro do setor.

Estudo produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aponta diversas tendências para a pecuária brasileira nos próximos 20 anos. Entre eles, o pesquisador Guilherme Malafaia, que coordena o Centro de Inteligência da Carne Bovina (Cicarne), responsável pelo estudo, destaca dois: biotecnologia e digitalização.

Segundo ele, esses dois fatores devem levar à evolução de toda a cadeia produtiva, desde os insumos necessários à atividade até a carne que chega na mesa do consumidor final. “São fatores disruptivos, que vão mudar o patamar da pecuária. O produtor tem que estar preparado para dar respostas à demanda cada vez mais exigente com questões ambientais e bem-estar animal”, diz.

Quem não se adaptar às mudanças ficará para trás, destaca Malafaia. Além do movimento natural de êxodo rural, a pecuária também sofre com a maior atratividade da agricultura. “Esses dois movimentos farão com que tenhamos menos produtores, mas produtores mais tecnificados”, finaliza.

Sair da versão mobile