Embrapa faz acordo com Sindan para pré-análise de novos produtos veterinários Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Embrapa faz acordo com Sindan para pré-análise de novos produtos veterinários

Tradicionalmente, pedidos para registro de novos medicamentos são realizados por indústrias e encaminhados ao Ministério da Agricultura

Vacinação contra febre aftosa
Foto: Ascom Adepará

A Fundação Eliseu Alves, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) assinaram um acordo que delega aos pesquisadores da Embrapa a responsabilidade pela análise inicial no processo de registro de novos produtos veterinários. O acordo, firmado na última sexta-feira, dia 7, contou com a chancela da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura.

Tradicionalmente, os pedidos para registro de produtos para saúde animal são realizados pelas indústrias que os fabricam ou comercializam e encaminhados para o ministério. Antes do acordo com a Embrapa, todas as avaliações dos processos eram feitas pelos próprios profissionais da pasta. Agora, a expectativa é de que as análises prévias se tornem mais ágeis e, na sequência, a aprovação final continuará a cargo do ministério.

“Com o acordo, a pré-análise dos processos torna-se mais ágil e rápida. Também se agiliza a aprovação do Ministério da Agricultura. Os medicamentos chegarão ao mercado em prazo menor do que o atual. Isso significa que os produtores rurais e donos de animais de companhia terão acesso a novas tecnologias mais rapidamente”, explica o presidente do Sindan, Elcio Inhe. A entidade reúne cerca de 90 indústrias veterinárias que atuam no Brasil, responsáveis por mais de 95% do segmento.

Sair da versão mobile