Encerra dia 30 prazo para vacinação contra brucelose

Fêmeas bovinas e bubalinas com três a oito meses devem ser vacinadas e prazo para comprovação vai até sete de dezembroEm São Paulo, fêmeas bovinas e bubalinas deve devem ser vacinadas contra a brucelose até o domingo, dia 30. A vacinação é feita uma única vez, somente em fêmeas com idade entre três a oito meses. O rebanho paulista, nesta faixa etária, é estimado em 500 mil cabeças.

Feita a vacinação é preciso observar o prazo para declarar a vacinação ao órgão oficial de defesa agropecuária. As vacinações contra a brucelose realizadas entre os meses de junho a novembro de 2014 devem ser declaradas até o dia 7 de dezembro. O prazo final para a comprovação da vacina contra a brucelose é o mesmo estabelecido para a entrega da declaração da vacinação contra a febre aftosa.
 
Segundo Klaus Saldanha Hellwig, responsável pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose animal, a vacinação deve ser feita por médicos veterinários cadastrados na Defesa Agropecuária pelo fato de ser uma vacina viva e poder infectar o manipulador. O médico veterinário é o profissional capacitado para garantir a correta aplicação, pelos cuidados na manipulação da vacina e por fornecer o atestado de vacinação.

O criador que deixar de vacinar ou deixar de comunicar a vacinação até a data estabelecida pela legislação poderá sofrer penalidades de 5 Ufesps por cabeça, por deixar de vacinar e 3 Ufesps por cabeça, por deixar de comunicar a vacinação. O valor de cada Ufesp – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo é R$ 20,14.

• Veja a relação com os nomes dos 2.860 médicos veterinários cadastrados que realizam a vacinação em SP