ExpoZebu 2011 investe em projetos de sustentabilidade

Evento apresenta alternativas para a redução do impacto no meio ambientePela terceira vez consecutiva a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) investe no conceito de sustentabilidade durante a ExpoZebu. Ainda na montagem dos estandes, os resíduos foram recolhidos e separados pela Cooperativa dos Catadores de Recicláveis de Uberaba. A cooperativa também realiza um trabalho de conscientização junto aos expositores, mostrando a importância de separar e descartar corretamente os materiais que podem ser reaproveitados.

Quem visitar a feira vai se deparar com uma grande quantidade de lixeiras coloridas, incentivando a coleta seletiva. O objetivo é fazer com que todas as ações realizadas durante a exposição provoquem o menor impacto possível ao meio ambiente. Para o gestor ambiental da feira, Paulo Henrique Lopes Alves, até a limpeza dos animais tem sido feita de maneira consciente.

? Um exemplo prático que a gente tem disso são os próprios tratadores que vêm aqui. Eles vão em outras feiras também, mas levam o exemplo do uso da água, da utilização de um balde, de uma mangueira com maior economia de água, levam para suas fazendas e para suas famílias ? afirma Alves.

Assim como nos anos anteriores, foi montado no Parque Fernando Costa, o Pavilhão da Sustentabilidade onde estão sendo apresentados produtos usados em favor do meio ambiente e parte da estrutura de fiscalização usada pela Polícia Ambiental.

O estande é todo montado com material reciclável como divisórias feitas com embalagens de leite longa vida.

? Sustentabilidade se faz com projetos econômicos, sociais e ambientais, tudo em favor da preservação da natureza ? enfatiza Alves.

A 77ª ExpoZebu ocorre até o dia 10, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).