Foco de raiva é identificado no interior do Rio Grande do Sul

Em torno de 60 animais morreram com a doença nos últimos dois mesesA Inspetoria Veterinária de Canguçu, no sul do Rio Grande do Sul, identificou focos de raiva na localidade de Rincão dos Maia, no interior do município. A constatação, realizada por meio de exames, foi feita após o surgimento de 60 terneiros e cavalos mortos durante os últimos dois meses.

Após exames, a inspetoria descobriu que morcegos xipófagos eram os responsáveis pela morte dos animais que contraíam raiva depois de serem mordidos pelos mamíferos.

De acordo com o chefe da Inspetoria, Moacir Marques D’Ávila, foram encontrados alguns morcegos em grutas da região. Para acabar com o foco, foi usado uma pomada anti-coagulante nos animais capturados, que ao retornarem para as furnas acabam matando os demais morcegos.

A recomendação de D’Ávila é que os proprietários de animais vacinem os mesmos contra raiva o quanto antes, já que a dose leva mais de 12 dias para fazer efeito.

? Não adianta vacinar com o animal doente, porque depois de mordido ele vai morrer da mesma forma ? salienta o veterinário.

Os animais infectados devem ser incinerados para evitar a contaminação do solo. A  inspetoria informa que o foco de raiva já está controlado.