Goiás regulamenta vaquejada como prática desportiva Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuária

Goiás regulamenta vaquejada como prática desportiva

O texto aprova a prática da vaquejada nas modalidades amadora e profissional, mas garante punição para casos de maus-tratos

Vaquejada
Fonte: ABQM/Divulgação

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, sancionou nesta semana a lei que regulamenta a vaquejada como prática desportiva no estado. A lei prevê, no artigo 2º, que a vaquejada é “todo e qualquer evento de natureza competitiva, seja profissional ou amador, no qual uma dupla de vaqueiro a cavalo persegue animal bovino, objetivando dominá-lo”.

O projeto original foi apresentado pelo deputado estadual Henrique Arantes e aprovado, em março deste ano, na Assembleia Legislativa de Goiás.

Ainda de acordo com a lei, a vaquejada poderá ser organizada nas modalidades amadora e profissional, mediante inscrição dos vaqueiros em torneio patrocinado por entidade pública ou privada, e fica obrigado aos organizadores adotar medidas de proteção à saúde e à integridade física do público, dos vaqueiros e dos animais.

Governador Ronaldo Caiado assina decreto de lei que aprova a vaquejada no estado de Goiás. Foto: Ministério da Agricultura/Divulgação

Foi instituído também que o vaqueiro que, por motivo injustificado, se exceder no trato com o animal, ferindo-o ou maltratando-o de forma intencional, deverá ser penalizado, nos termos da Lei de Crimes Ambientais, culminando com a exclusão da prova e multa.

Sair da versão mobile