Hong Kong proíbe importação de aves de província da China

Cinco frangos mortos na cidade de Dalian tiveram resultado positivo em um teste para vírus da gripe aviária H5N1Hong Kong suspendeu na última quinta, dia 26, as importações de produtos avícolas da província de Liaoning, no nordeste da China, depois de ter descoberto frangos infectados com o vírus mortal da gripe aviária H5N1. Cinco frangos mortos na cidade de Dalian tiveram resultado positivo em um teste para o vírus na terça, 24, de acordo com o Ministério de Agricultura da China. A doença pode ser fatal para humanos.

O Centro para Segurança Alimentar de Hong Kong informou que vai “monitorar de perto” a situação. A região administrativa importou cerca de 28 mil toneladas de carnes de aves congeladas e 103 milhões de ovos de Liaoning no ano passado. Hong Kong sacrificou quase 17 mil frangos em dezembro do ano passado e suspendeu as importações de aves vivas, depois que três delas tiveram resultado positivo nos testes para o vírus H5N1.

O governo regional está particularmente nervoso em relação às doenças infecciosas, após um surto da chamada Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS) ter matado 300 pessoas em 2003 na cidade. Hong Kong também foi palco do primeiro grande surto de gripe aviária entre humanos no mundo, em 1997, quando seis pessoas morreram. As informações são da Dow Jones.