NO TEXAS

Incêndio colossal ameaça uma das principais áreas de criação de gado dos EUA

Chamas afetam mais de meio milhão de hectares; animais foram mortos e feridos, e muitos rebanhos estão sem pasto e água

incêndio ameaça criação de gado no Texas, Estados Unidos
Foto: redes sociais/reprodução

Um incêndio florestal de proporções épicas atinge áreas no norte do estado americano do Texas, e já é considerado como o maior já registrado na história local. De acordo com o Serviço Florestal do Texas, as chamas afetam o equivalente a meio milhão de hectares, consumindo principalmente fazendas de gado.

Conhecida como Texas Panhandle (que significa “alça de panela”, uma referência a seu formato estreito e reto no mapa), a região afetada pelo incêndio não é muito povoada, mas abriga milhões de cabeças de gado, constituindo-se numa das áreas mais importantes da pecuária bovina americana. 

Foto: Serviço Florestal do Texas

De acordo com o jornal The New York Times, embora os incêndios florestais sejam comuns na região, o “Smokehouse Fire” (algo como “riacho do defumador”) – como foi batizada a principal das cinco grandes áreas em chamas – é de proporções nunca vistas pelos fazendeiros locais. Iniciado na última segunda-feira, esse incêndio sozinho afeta cerca de 400 mil hectares, causou a morte de duas pessoas e deixou um rastro de destruição.

O impacto sobre as criações de gado é devastador. Sites de notícias dos Estados Unidos descrevem pastagens transformadas em cinzas, afirmando que milhares de animais já morreram ou ficaram com ferimentos e queimaduras. Como agravante, os fazendeiros estão sem alimento e água para oferecer aos rebanhos sobreviventes.

De acordo com informações do Serviço Florestal do Texas divulgadas neste sábado (2), o principal incêndio, o Smokehouse Creek, só foi contido em 15% de sua extensão.