Indústria pede precaução aos produtores durante a vacinação

Pecuaristas devem estar atentos a quantidade ideal de medicamento aplicado nos animaisGrande parte dos produtores aproveitam esse período de vacinação da febre aftosa para imunizar o rebanho para outras doenças. A indústria produtora afirma que os produtores devem estar atentos a quantidade ideal de medicamento aplicado nos animais e principalmente aos períodos de carência.

A indústria brasileira já sofreu com problemas causados pela contaminação por medicamentos. No ano passado os Estados Unidos embargaram as importações de carne processada do Brasil por conter níveis elevados do vermífugo ivermectina. O setor produtivo afirmou que o problema aconteceu por uma mudança de avaliação pelos americanos. Outros compradores do mundo analisam os níveis do medicamento no fígado do animal, já o governo dos Estados Unidos passou a analisar o produto final, ou seja, a carne.

A coordenadora de garantia de qualidade de um dos maiores frigoríficos do mundo, o JBS, Dory Barninka afirma que os produtores precisam estar atentos. Ela afirma ainda que a indústria brasileira já entrou com um pedido para padronização dos modelos de avaliação no Codex, que é um fórum internacional de normatização do comércio de alimentos estabelecido pela Organização das Nações Unidas.