John Deere prevê crescimento de 30% no Programa Mais Alimentos

Previsão é da diretoria executiva da empresa, divulgada durante a ExpointerA John Deere deve elevar sua participação no Programa Mais Alimentos em cerca de 30% até o final desse ano. A previsão é da diretoria executiva da empresa, em coletiva à imprensa no final da manhã desta segunda, dia 31, na Expointer.

Atualmente, a grande participação da John Deere no Programa Mais Alimentos se dá através do trator 5603 com 75 cv, versão 4×4 com transmissão sincronizada, considerado o mais econômico da categoria. Acordo feito entre a empresa, BNDES e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no entanto, permitirá que a John Deere venha a integrar mais dois novos modelos ao Programa.

? Estamos fabricando mais dois tratores: o modelo 5303, com motor de 57 cv, e o 5403, de 65 cv-, produzidos na nova fábrica de Montenegro (RS). Se eles forem tão bem sucedidos como foram mesmo sem o Finame, devem elevar nossa participação no Programa ? disse Jefferson de Oliveira, gerente de Marketing Estratégico da John Deere.

Conforme o gerente, esses tratores já vinham sendo bem vendidos mesmo sendo importados, uma vez que é uma plataforma mundial da John Deere, mas com a produção local a meta é elevar a participação no Programa ainda nesse segundo semestre.

Para o gerente de Vendas da empresa, Paulo Kowalski, a linha de crédito a juros de 4,5% também será decisiva para o incremento do setor de máquinas na temporada 2009/10.

? O campo como um todo vai buscar uma renovação em mecanização em cima dessa linha ? prevê Kowalski.

Já o diretor comercial da John Deere no Brasil, Werner Santos, diz que em âmbito nacional, o setor de tratores, no que se refere à comercialização da indústria para a rede, está muito parecido com o ano passado, talvez 1% acima.

? Se tirarmos o efeito do Programa Mais Alimentos, há uma redução de
aproximadamente 30% no volume comercializado. Isso mostra o quanto o Programa foi importante para a indústria e para o mercado ? admitiu Santos.

Cálculos do diretor mostram que até agora a John Deere entregou cerca de 1,3 mil a 1,4 mil tratores de um volume de aproximadamente 11 mil tratores comercializados no Programa Mais Alimentos, o que representa uma participação de 11% a 12%.

? Ainda é cedo para fixar índices, uma vez que os dois novos tratores começaram a ser produzidos há pouco no Rio Grande do Sul, mas estamos apostando num crescimento de 30% no Mais Alimentos ? sustentou o diretor comercial.

De acordo com o diretor, embora a participação no Programa Mais Alimentos ainda não seja grande, existe a expectativa de que a John Deere venha crescer aproximadamente 2% no mercado de tratores em 2009.

As previsões otimistas encontram justificativa no trabalho desenvolvido até agora na introdução de novos produtos, na ampliação da rede de distribuição e em investimentos num grande centro de distribuição de peças em Campinas, de 35 mil metros quadrados, o que permitirá agilidade na entrega de peças na América do Sul.

Entre as novidades da John Deere na Expointer, estão os novos modelos de tratores enquadrados no Programa Mais Alimentos, a colheitadeira 9570 STS versão arrozeira, que propicia rendimento elevado e qualidade superior do grão, e uma linha de produtos para pecuária em que se destacam três novos equipamentos: enfardadora, forrageira e segadora.

A proposta da empresa com os novos equipamentos para pecuária é oferecer ao mercado um sistema mecanizado completo que aumente a produtividade dos pecuaristas na preparação de feno e forragem.