Caminhos da Competitividade é tema do 2º Fórum Itinerante do Leite em Santa Maria (RS)

Evento será realizado em 24 de outubro, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural

Fonte: Sepaf/MS

Competitividade é o tema do 2º Fórum Itinerante do Leite, evento que será realizado no dia 24 de outubro, em Santa Maria (RS). O encontro, realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vai mostrar por que há tantas diferenças de rentabilidade entre as 105 mil propriedades dedicadas ao setor leiteiro no Rio Grande do Sul.

O fórum terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural a partir das 10h, e contará com a participação de pesquisadores e líderes de entidades representativas da cadeia produtiva do leite. Eles discutirão a importância do manejo e da alimentação do gado para alcançar a eficiência produtiva, apontando quem ganha dinheiro com o leite e quais são as perspectivas do mercado de lácteos.

Durante a tarde, a programação prossegue com oficinas técnicas sobre boas práticas, sucessão, políticas públicas, inspeção, sanidade e sistemas de produção. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio grande do Sul (Sindilat-RS), Alexandre Guerra, será um momento de mostrar sistemas produtivos que vêm dando certo, mesmo em anos difíceis. “Produzir leite com qualidade e rentabilidade é uma equação delicada e que exige muito do produtor”, disse Guerra, que participará do painel.

A realização do 2º Fórum Itinerante do Leite é do Sindilat-RS, do Sistema Farsul, da Fetag-RS e do Canal Rural, com apoio institucional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul  (Seapi) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A apresentação ficará a cargo do comentarista do Canal Rural Miguel Daoud.