Maggi pede maior rigor na fiscalização de reidratação de leite em pó | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Maggi pede maior rigor na fiscalização de reidratação de leite em pó

Procedimento é proibido por lei, mas pode ser realizado em situações de emergência de desabastecimento

Fonte: Divulgação/Governo SC

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, pediu intensificação da fiscalização sobre a reidratação de leite em pó para a produção do tipo longa vida (UHT), informou a pasta em nota, nesta quarta-feira, dia 11. A solicitação do ministro foi feita em reunião com sua equipe. O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) proíbe reidratar leite no Brasil. A exceção é tratada na Portaria 196/94 para a produção de leite pasteurizado (não UHT) em situações de emergência de desabastecimento.

No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a reidratação para produção de leite pasteurizado, conforme a portaria, não pode ocorrer entre os meses de outubro a janeiro – período de safra na região. No Sudeste e Centro-Oeste, a reidratação para leite pasteurizado é proibida de dezembro a março. De acordo com o ministro, o consumo de leite pasteurizado no país não atende a 14% do total do mercado, sendo o longa vida (UHT) a forma mais comum para consumo do produto na forma fluida.

Sair da versão mobile