Mendes Ribeiro afirma que embargo russo à carne brasileira está perto do fim

Imposta em junho de 2011, restrição pode terminar após reunião entre técnicos brasileiros e russos nesta segundaDepois de se reunir com a ministra russa da Agricultura, Yelena Skrynnik, o ministro Mendes Ribeiro Filho afirmou nessa sexta, dia 30, que o embargo da Rússia à carne brasileira "está chegando ao fim". Imposta em junho do ano passado, a restrição atrapalha negócios de produtores do Rio Grande do Sul.

Nesta segunda, dia 2, está marcada uma reunião em Buenos Aires entre técnicos brasileiros e russos para aprofundar a avaliação dos frigoríficos brasileiros. Mendes Ribeiro disse que alguns empecilhos podem ser superados no encontro da próxima semana e resultar na retirada do embargo “de alguns Estados ou alguns frigoríficos”.

O ministro explicou que a reunião será realizada em Buenos Aires porque o chefe do serviço sanitário russo, Sergey Dankvert, tinha visitas programadas para Argentina e Chile. Mendes Ribeiro afirmou que as reuniões fazem parte de um processo e que a relação entre os dois países vem se fortalecendo.

– A Rússia contesta algumas questões que gradativamente estão sendo vencidas a cada encontro. Ninguém pode dizer que o ministério pecou por omissão – sustentou.