ORGULHO DO LEITE BRASILEIRO

Milk shaming: 'bullying' contra o leite cresce no TikTok mas campanhas valorizam o produto

Utilizando-se de informações inverídicas, movimento surgido nas redes sociais dos EUA prega fim do consumo do leite; participe da campanha do Canal Rural para fortalecer a imagem e a relevância do produto

O movimento “milk shaming”, que é contrário ao consumo de leite de vaca, destacou-se no TikTok ao criticar pessoas que consomem o produto, demonizando a produção leiteira. Nos Estados Unidos, as ações se intensificaram recentemente, motivando o setor leiteiro a iniciar uma campanha em defesa do produto.

Por aqui, o Canal Rural tomou a dianteira e partiu para a valorização dessa cadeia tão importante para a economia do país e para a saúde da população. Siga o fio dessa história!

@princess_milkyy

i said “reflect” weird, but yeah someone commented asking for my opinion on milk drinkers #fypシ #4u #milk #wawa #controversial

♬ original sound – molly
Usuária do tiktok falando sobre pessoas que bebem leite de vaca

Origem do ‘milk shaming

Originado no TikTok, o “milk shaming” se espalhou por outras redes sociais expondo consumidores de leite a uma forma de bullying digital. 

Podendo ser traduzida como “vergonha do leite”, essa ação é impulsionada majoritariamente pela comunidade jovem, que utiliza informações inverídicas para criticar tanto consumidores do produto, quanto profissionais do setor leiteiro.

@nowinporktown

49% of Gen Zers feel too ashamed to order milk in public. #genz

♬ That’s How It Goes – Nana Lourdes & Strath
Usuário do Tik Tok explicando os hábitos de consumo da geração z

Reação da indústria leiteira americana

O setor lácteo americano iniciou uma campanha publicitária em novembro de 2023, denominada de OK2MILK. A ação busca trazer o respeito a diferentes escolhas alimentares. 

Com o apoio da atriz Queen Latifah, a iniciativa é do Programa Nacional de Promoção do Processador de Leite Fluido, uma criação do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

Situação do leite no Brasil

Para analisar o cenário brasileiro, a Embrapa monitorou as menções ao leite na plataforma “X”, identificando que 71% das publicações sobre o produto são positivas, enquanto 15% são neutras e apenas 14% são negativas. 

Orgulho do leite brasileiro

Antecipando-se a tendências similares no Brasil, o Canal Rural tomou a iniciativa de lançar uma campanha nas redes sociais, visando reforçar a importância do setor leiteiro nacional com a hashtag #OrgulhodoLeiteBrasileiro.

Para participar dessa celebração do setor leiteiro e se contrapor ao “milk shaming”, basta publicar uma foto nas redes sociais com a hashtag #OrgulhodoLeiteBrasileiro, contribuindo para ampliar a relevância da pecuária leiteira no Brasil e no mundo.