Missão da UE conhecerá trabalho de controle da febre aftosa na fronteira com o Paraguai

Mato Grosso do Sul é um dos destinos dos técnicos que chegam em janeiro ao BrasilEm Mato Grosso do Sul, que acaba de retomar a comercialização de carne bovina com os países do bloco, além de visitar fazendas, os técnicos europeus que chegam em janeiro ao Brasil vão conhecer os avanços do controle sanitário animal na Zona de Alta Vigilância Sanitária, região de fronteira com o Paraguai.

O mercado é o que paga os melhores preços pelo produto. Em 2005, antes dos casos de febre aftosa no sul do Estado, o faturamento com as vendas externas para os europeus passou de US$ 46 milhões. Agora a situação é diferente. Por enquanto apenas duas propriedades estão habilitadas a fornecer o produto, mas a previsão é de que nas próximas semanas este número aumente.

O superintendente federal de Agricultura no Estado, Orlando Baez, espera que até o fim de janeiro cerca de 30 propriedades, com um número aproximado de 50 mil bovinos, tenham permissão para exportar à UE.

? No sul do Estado os europeus receberão uma explicação sobre tudo o que foi feito nestes três anos e poderão ver de perto todas as medidas adotadas para proteger o rebanho da febre aftosa. Já podemos considerar pelo menos oito propriedades habilitadas ? diz ele.