Monty Roberts encanta adultos e crianças com sua técnica de doma gentil em Santa Catarina

Norte-americano viaja pelo mundo levando filosofia de preparação de cavalos sem uso de violênciaO maior domador mundial de cavalos esteve pela primeira vez em Santa Catarina nesta segunda, dia 30, para apresentar sua técnica de doma gentil, ou join up, como é conhecida. Depois de já ter treinado mais de 70 mil equinos e encantado a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, Monty Roberts ensinou aos criadores do Sul do Brasil como preparar um cavalo sem o uso da violência. Norte-americano da Califórnia, ele já realizou mais de 1,9 mil apresentações pelo mundo para mostrar seu trabalho.

Robert explica que o join up é aquele momento em que o cavalo escolhe estar com o criador e não se afasta mais. E diz que é uma escolha do animal e que ela tem que se dar sem o uso da violência. Quando o espetáculo começa, o silêncio é total na platéia. Todos se concentram para observar como o cowboy, de quase 80 anos, encanta os cavalos. Da entrada do animal no redondel até a colocação da sela e a primeira montaria, foram 31 minutos. Monty Roberts nunca havia domado antes um cavalo crioulo.

A cada apresentação o join up ganha novos seguidores. A missão de Roberts não é apenas de divulgar suas técnicas de doma. Ele aproveita também as viagens ao redor do mundo para promover a equoterapia. Foi através desse método terapêutico que ele se recuperou da violência sofrida pelo pai na infância, que lhe que rendeu várias fraturas pelo corpo. Desde então, por onde passa, se reúne com pais e crianças para falar dos benefícios da equoterapia.