Paraná conclui primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa

Expectativa é que mais de 97% do rebanho seja imunizadoO Paraná segue outros cinco Estados na segmentação dos animais por idade para entrar com a primeira dose da vacina. Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também adotaram a imunização em bovinos e bubalinos com até dois anos. Para estar em dia com a lei, o produtor deve comprovar a vacinação.

Terminou nesta terça, dia 31, no Paraná, a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa. Desde 2009, o Estado passou a vacinar em maio somente animais jovens. A expectativa da Secretaria de Agricultura é que mais de 97% do rebanho seja imunizado.

A Secretaria de Agricultura também utiliza o comprovante da vacina para atualizar o cadastro do rebanho. Na primeira etapa são mais de 4,3 milhões de animais com até 24 meses. O controle apóia o monitoramento sanitário do gado no Estado.

No ano passado o Paraná precisou estender a campanha em 10 dias por falta de vacina. Em 2011 não houve problemas. O Departamento de Fiscalização da 

Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) espera fechar um índice próximo a 100% do rebanho. Em 2010 quase 98% dos animais receberam as duas doses. Quem se atrasou tem até o final desta semana para comprovar a vacinação, mas será notificado.

? Seria o comunicado de uma irregularidade. Na próxima campanha, se ele também for inadimplente e atrasar a comprovação, aí sim ele vai ser infracionado. Para quem realmente não vacinou, se for comprovado que não houve a vacinação, essa pessoa vai ser autuada, a multa não isenta a vacina, vai ter que ser feita, a multa hoje por animal está em torno de R$ 95 e não isenta a multa ? afirma o supervisor técnico do Defis/Seab, Carlos Alberto Bonezzi.

A segunda etapa da campanha acontece em novembro e todo o rebanho de bovinos e búfalos deve ser vacinado. O Paraná tem perto de 10 milhões de cabeças de gado.