Dr. Pecuária mostra as causas e sintomas do Mal da Vaca Louca

Doença provoca um quadro degenerativo crônico e transmissível do sistema nervoso central de bovinosO quadro Dr. Pecuária, do Jornal da Pecuária, desta semana mostra as causas da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), doença conhecida como Mal da Vaca Louca. A doença é causada por um agente infeccioso chamado príon, derivado de uma proteína da membrana de células nervosas que, quando modificada, provoca um quadro degenerativo crônico e transmissível do sistema nervoso central de bovinos.

• Saiba o que é e como surgiu o Mal da Vaca Louca

Observado ao microscópio, o cérebro do animal doente apresenta lesões características que dão o aspecto de esponja, o que explica o nome. Ao contrário de outros agentes infecciosos, como vírus e bactérias, o príon é o único agente que não estimula uma reação inflamatória no hospedeiro. A disseminação da doença está ligada ao fornecimento de ração para bovinos contendo farinha de carne e ossos de carcaças de bovinos e ovinos.

Uma das principais características da doença é o período de incubação muito longo, entre quatro e cinco anos. Os bovinos afetados por EEB apresentam nervosismo, reação exagerada a estímulos externos e dificuldade de locomoção. Os prejuízos comerciais em países que confirmam casos do Mal da Vaca Louca envolvem a queda no consumo interno e externo de carne bovina por causa das barreiras sanitárias impostas pela Organização Mundial de Saúde (OIE).

• Assista ao quadro desta semana:

Clique aqui para ver o vídeo