Preços mais em conta fazem com que frigoríficos comprem carne do Uruguai

Nos últimos dois meses, mais de 50 mil cabeças de gado uruguaio entraram no Rio Grande do SulA retração do mercado internacional da carne foi responsável por uma mudança nos frigoríficos do sul do país. Eles têm se abastecido com rebanhos do Uruguai, onde os preços estão menores que no Brasil.

Nos últimos dois meses, mais de 50 mil cabeças de gado uruguaio entraram no Rio Grande do Sul para abate. O Sindicato da Indústria da Carne (Sicadergs) aponta uma série de vantagens para a mudança.

? O principal comprador da carne uruguaia é a Rússia, que tem 40% do mercado. Em segundo lugar, vêm os países da União Européia, com 22% ? diz o presidente do Sicadergs, Ronei Lauxen.

A crise econômica mundial foi responsável por uma redução nos pedidos que eram feitos pelo exterior. Com o preço mais baixo, os uruguaios aumentaram os negócios com o Brasil.

De acordo com o Ministério da Agricultura, em pouco mais de um mês, foram registrados mais de 63 mil pedidos de ingresso de animais do país vizinho. Em todo o ano, a quantidade de bovinos deve passar de 87 mil – número três vezes maior do que o de 2007.

Este ano, o Canal Rural acompanhou uma missão brasileira que visitou fazendas do Uruguai (assista às reportagens). A rastreabilidade começou por pressão dos países importadores, principalmente a comunidade européia. O sistema é obrigatório para todos os animais nascidos há três anos. Metade do rebanho já têm um brinco de identificação em uma orelha e um chip eletrônico em outra. A previsão é de que até 2010, todos os bovinos do país estejam cobertos pelo sistema.