Produção de ovos de galinha cresce 8,2% no primeiro trimestre

De acordo com IBGE, houve incremento de 8,2% na comparação com o ano anteriorNo primeiro trimestre de 2012, a produção de ovos de galinha cresceu 1,4% em relação ao trimestre anterior e 8,2% na comparação com o mesmo período de 2011. No total, foram produzidas 671,176 milhões de dúzias, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta, dia 27.

>>> Leia mais sobre os dados do abate no setor de carnes

produção mostra-se crescente

São Paulo é o Estado com a maior produção, representando 29,3% do total nacional. Minas Gerais aparece em segundo lugar, com 11%. Todas as regiões apresentaram crescimento significativo da produção de ovos, com a maior variação positiva (16,6%) no Centro-Oeste (Mato Grosso obteve 27% deste crescimento).

O Rio de Janeiro deteve o maior crescimento da produção, apesar da pequena participação nacional (0,2%). São Paulo registrou incremento de 10,1% (18 milhões de dúzias do produto), acima de toda a região Norte (16 492 mil dúzias). Somente o Rio Grande do Sul e o Distrito Federal apresentaram quedas em suas produções, respectivamente, de 0,9% e 1,2%.

Participaram da pesquisa 1 552 informantes distribuídos por todas as Unidades da Federação à exceção de Amapá, Tocantins e Maranhão.

>>> A publicação completa da pesquisa pode ser acessada na página do IBGE