Quase 100% do rebanho mato-grossense é vacinado contra febre aftosa em 2012

Desde 2005, Estado mantém índices de imunização superiores a 99%O Estado de Mato Grosso teve quase 100% de seu rebanho vacinado contra a febre aftosa em 2012. No final de 2012, foram imunizados 28,4 milhões de bovinos e bubalinos, o que representa 99,4% do rebanho existente. Os números, divulgados nesta quinta, dia 24, pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), revelam a baixa inadimplência existente no Estado, que desde 2005 mantém índices de vacinação superiores a 99%.

A imunização contra a aftosa acontece em duas etapas em Mato Grosso. A primeira em maio, para animais abaixo de 24 meses, e a segunda em novembro para todo o rebanho. Quem não respeita o calendário pode ser penalizado com multa, cujo valor chega a 2,25 Unidades de Padrão Fiscal (UPF) por cabeça não vacinada. Além disso, técnicos do Indea vão à propriedade para realizar a vacinação compulsória.

A presidente do Indea, Maria Auxiliadora Rocha Diniz, explica que a intensa chuva nas regiões Norte e Médio-Norte em 2012 dificultou em parte o trabalho dos pecuaristas na vacinação, o que explica os índices menores nessas regiões. Ainda assim, a campanha foi considerada muito positiva, cabendo ao instituto a realização da imunização assistida.

– O Indea está cumprindo o papel de fiscalizar, notificar e acompanhar a vacinação. Para 2013 estamos muitos otimistas e motivados – diz a presidente.

– O Estado é sério, tem um trabalho muito bom em parceria com a iniciativa privada, além da consciência dos produtores, que acreditam na política do governo e valorizam o rebanho vacinando – avalia o superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Mato Grosso, Chico Costa.