Rebanho bovino de Mato Grosso sofreu redução de 1,8% em 2012

Número de cabeças de gado no Estado passou de 29,18 milhões em 2011 para 28,65 milhões no ano passadoSegundo dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso (Indea-MT), compilados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o rebanho bovino do Estado ficou em 28,65 milhões de cabeças em 2012. O número representa uma queda de 1,8% em relação ao ano anterior, quando o rebanho atingiu 29,18 milhões de cabeças.

A participação de vacas nos abates de bovinos também aumentou, como era esperado, segundo pesquisadores. Segundo o Imea, a participação de fêmeas nos abates em Mato Grosso, em média, foi de 47,8%, em 2012.

O número indica o crescente descarte de fêmeas, que também pode ser percebido em nível nacional. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até setembro de 2012, a participação de fêmeas nos abates no país foi de 43,2%, incremento de 1,9% em relação a 2011.

Mercado do boi gordo

A oferta de boiadas no país não é abundante e o reflexo disso são as programações, que não têm evoluído, segundo pesquisa da Scot Consultoria.

Em São Paulo, a referência para o boi gordo ficou em R$ 97,00/arroba, à vista, e R$ 98,50/arroba, a prazo, na segunda, dia 28. Foram verificadas tentativas de compra abaixo destes valores, mas o mercado travava.

As escalas no Estado atendem, em média, três dias úteis. As recentes chuvas têm atrapalhado os embarques em algumas regiões do país, como em Goiânia (GO), no sul de Tocantins e em Cuiabá (MT). Por outro lado, os maiores volumes de chuva colaboram com a condição das pastagens, o que possibilita que o pecuarista segure os animais à espera de preços maiores.

No mercado atacadista de carne com osso, as vendas foram ruins nos últimos dias, principalmente para as peças de dianteiro. Com a demanda fraca, não estão descartados recuos em curto prazo.

>> RuralBR: confira a cotação atualizada do boi gordo