Rio Grande do Sul pede prorrogação da vacinação contra febre aftosa

Pedido foi feito em função de atrasos verificados na aplicação da vacina em algumas regiões do EstadoA Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul (Seapa) solicitou ao Ministério da Agricultura (Mapa), autorização para estender até o dia 9 de dezembro a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Oficialmente, a segunda etapa deveria acabar nesta quarta, dia 30.

De acordo com o veterinário Fernando Groff, do Serviço de Doenças Vesiculares do Departamento de Defesa Agropecuária, o pedido foi feito em função de atrasos verificados na aplicação da vacina assistida e fiscalizada nas regiões de Santa Rosa, São Luiz Gonzaga e Cruz Alta.

Groff destacou que a segunda fase transcorreu sem nenhum problema, verificando-se o incremento nas vacinações realizadas pela Seapa (oficial) e por vacinadores comunitários (sob coordenação da Secretaria), ainda na esteira dos focos no Paraguai, mesmo que eles não tenham tido efeito direto sobre o Rio Grande do Sul.

Nesta fase, foram doadas 1,8 milhão de doses a produtores enquadrados no Pronaf. Até segunda, 28, 49% da vacinação executada já estava homologada no Sistema DA, de gerenciamento de Defesa Sanitária Animal, dados que abastecem Plataforma de Gestão Agropecuária do Mapa.