Setor de máquinas agrícolas prevê crescimento de 35% na Expointer

Programa Mais Alimentos e redução do juros do Finame devem estimular vendasA Expointer começa neste sábado, dia 30, com otimismo no setor de máquinas agrícolas. Os organizadores da feira dizem que é a hora de superar a crise econômica.

Os pavilhões já estão cheios de animais à espera dos visitantes. Os portões do Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), serão abertos ao público na manhã deste sábado. A expectativa dos leiloeiros é manter o volume de R$ 10 milhões obtido nos remates do ano passado, durante a feira.

No setor de máquinas agrícolas, a projeção é fechar negócios num total de R$ 500 milhões, um aumento de 35% em relação ao ano passado. E há razões para otimismo. Na Expointer de 2008, o Programa Mais Alimentos, do governo federal, havia sido recém-lançado. Nesta edição, o financiamento facilitado para máquinas leves já está consolidado entre os agricultores. Já o Finame Agrícola deve ter redução na taxa de juros ? passará de 12,5% para 4,5%.

De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), Cláudio Bier, estes dois fatores devem estimular a compra de máquinas agrícolas.