Teste de eficiência alimentar é aplicado em fêmeas da raça nelore em Minas Gerais

Growsafe, sistema utilizado para medir eficiência alimentar dos animais, vai selecionar futuras mães da raça para tentar reduzir o custo da produção com fêmeasUm sistema que identifica animais que comem menor quantidade de alimento para que ganhem peso vem sendo realizado aqui no Brasil. O growsafe (crescimento seguro, na tradução do inglês), teste de eficiência alimentar realizado em machos desde agosto de 2011 no Brasil, começou, há um mês, a realizar o teste com as fêmeas da raça nelore. Agora, vai selecionar futuras mães da raça que comem menos e, assim, reduzir o custo da produção.

Desde agosto, a fazenda Rancho da Matinha, de Uberaba (MG), em parceria com a ABS Pecplan, começou a utilizar o método para descobrir quais animais tem mais eficiência alimentar, ou seja, consomem menos alimento para ganhar peso. Esta é a primeira vez que o sistema, criado no Canadá, é aplicado em fêmeas no Brasil e a primeira, no mundo, que avalia o gado nelore.

De acordo com o pecuarista Luciano Borges Ribeiro, são 128 fêmeas ao todo, divididas em dois grupos. Elas têm entre 16 e 18 meses de idade e estão sendo monitoradas 24 horas por dia: tudo o que comem fica registrado por meio de uma balança e de sensores que detectam a presença do animal quando ele se alimenta. A rês é identificada através de um brinco com um transponder. E as informações são enviadas por ondas de rádio para o computador e, a partir daí, via internet, vão para o Canadá e para pesquisadores da universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Ao fim do teste com os machos, foi possível ver a disparidade entre indivíduos. Enquanto o animal mais eficiente comeu cerca de 6 quilos de ração por dia para converter em um quilo de peso, o garrote menos eficiente, consumiu 16 quilos de ração para ganhar um quilo de peso.