Uberaba (MG) já recebe animais que participarão da Expozebu 2013

Tema da feira que começa nesta sexta, dia 3, o Zebu de Ponta a Ponta, pretende intensificar diálogo com todos os elos da cadeia da carne e do leiteComeça nesta semana, em Uberaba (MG), a 79º Expozebu, a maior feira de gado zebuíno do mundo. A abertura oficial está marcada para esta sexta, dia 3 de maio. Por enquanto, o trabalho é de recepção dos animais que vão entrar em pista e mexer com o mercado de genética. O tema deste ano pretende intensificar o diálogo com todos os elos da cadeia da carne e do leite.

Nos momentos iniciais da Expozebu, o trabalho se concentra em uma parte do parque Fernando Costa. É a recepção dos animais de 10 raças zebuínas para a produção de carne e de leite. As medidas são registradas e vão para o banco de dados do programa de melhoramento genético da ABCZ. Apenas parte dessas informações chega até as mãos dos jurados. Ganho de peso diário, por exemplo, não vai constar na planilha. É uma mudança de conceito.

 – O talento do jurado é muito importante, e se você bombardeá-lo com informações, daqui a pouco o jurado começa a julgar os animais não pelo seu talento e pelo o que é o animal, mas sim pelas informações do papel. Era o que vinha acontecendo antes – diz Mário Márcio de Souza Moura, coordenador do colégio de jurados da ABCZ.

Os animais podem entrar no parque até quarta, dia 1º de maio. Já passaram pela recepção da feira mais de 2,5 mil animais.

– A competitividade está muito alta, a qualidade dos animais está muito uniforme, exigindo mais dedicação do jurado, mais conhecimento, mais firmeza nas decisões. Os criadores mesmo estão mandando seus melhores animais – fala Moura.

A edição de número 79 da Expozebu vai muito além dos números. 41 leilões, dois shoppings, julgamentos, concurso leiteiro, dinâmica de máquinas para agropecuária. A feira quer divulgar e trabalhar com o tema deste ano: Zebu de Ponta a Ponta. 

O coordenador do fórum Zebu de Ponta a Ponta explica que a logomarca da Expozebu deste ano mostra toda a cadeia da carne e do leite na base da produção. Da indústria até o consumidor.

 – Temos aí a situação do leite A2 antialergente. Nós temos a situação do livro zebu na cozinha, que vai ser lançado no dia 8 no fórum Zebu de Ponta a Ponta, que realmente une estas três linhas. O zebu de ponta a ponta, produção, indústria e mercado. Essa é a mensagem da ABCZ e o conceito para esta Expozebu 2013 – explica Cristiano Coelho, coordenador do Zebu Ponta a Ponta.

Clique aqui para ver o vídeo