Vacinação contra aftosa em Alagoas começa dia primeiro de maio

Objetivo é imunizar cerca de 1,2 milhão de animais até o dia 31 de maioA partir de domingo, dia 1°, cerca de 1,2 milhão de animais começam a ser vacinados contra a febre aftosa em Alagoas. A vacinação é obrigatória para bois e búfalos e prossegue até o dia 31.

Nesta etapa da campanha, a primeira de 2011, o prazo final para declarar a vacina também é o dia 31 de maio. Até 2010, o limite da declaração se estendia em 15 dias depois de concluída a vacinação.

A medida, segundo Manoel Tenório, diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), faz parte dos esforços da agência em cumprir as determinações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para obtenção do status de zona livre de febre aftosa com vacinação.

? O relatório final de cada etapa tem que ser entregue até 30 dias depois de terminada a vacinação. Estendendo o prazo da declaração, tínhamos apenas 15 dias para fechar esse relatório. Com um grande volume de informações e pouco tempo, os atrasos acabavam acontecendo ? explica o diretor.

Esta etapa da vacinação antiaftosa também deve ser marcada pela atualização do cadastro agropecuário. A Adeal está orientando os criadores a aproveitarem a ida aos escritórios da agência para declarar a vacina para atualizar os cadastros.

Além de informações sobre o rebanho, que já fazem parte de todas as campanhas, nessa atualização devem ser informados dados da propriedade ? como arrendamentos, incorporação de lotes ? e do proprietário dos animais ? CPF, identidade e comprovante de residência. A atualização cadastral é um dos mais importantes itens para evolução do status sanitário animal de Alagoas.

? Ainda temos inconsistências em nosso banco de dados e esse é um dos principais pontos que precisam ser observados para obtenção da zona livre ? destaca Manoel Tenório.

A febre aftosa é uma doença grave e altamente contagiosa. Ela ataca animais de casco bipartido e pode ser transmitida através do ar, da saliva, do leite e do contato com animais doentes. Única forma efetiva de proteção, a vacina antiaftosa deve ser aplicada em bois e búfalos nos primeiros dias de vida do animal e a cada etapa das campanhas de vacinação, que, em Alagoas, são realizadas em maio e novembro.