Vacinação contra febre aftosa começa no Amazonas e Pará

Estimativa do Ministério da Agricultura é que sejam imunizados mais de 1,3 milhão de animais nos dois estados no primeiro semestre do ano

Fonte: divulgação

O Ministério da Agricultura informou que a vacinação contra a febre aftosa no Brasil começou oficialmente nesta quarta-feira, dia 15, inicialmente nos estados de Amazonas e Pará, que deverão imunizar os rebanhos bovino e bubalino. A estimativa da pasta é de que no primeiro semestre deste ano sejam imunizados 1,325 milhão de animais no Amazonas e 20,111 milhões no Pará, ante 985,63 mil e 19,939 milhões de cabeças, respectivamente, no ano passado.

Conforme o ministério, a vacinação no Amazonas compreende duas áreas do estado: a zona não livre e a zona livre com vacinação. Na zona não livre, ao longo do Rio Amazonas, o período começou nesta quarta-feira e vai até 30 de abril. Na zona livre com vacinação, no sul de Canutama e Lábrea, o período vai de 15 de abril a 15 de maio, e na Boca do Acre e Guajará, de 1º a 30 de maio. Em parte do Pará, a vacinação vai de hoje a 30 de maio e, em, Roraima será de 1º de abril a 15 de maio. Rondônia aplica a dose contra a aftosa de 15 de abril a 15 de maio em animais com idade até 24 meses.