Política

'A alegria tomou posse', diz Fávaro sobre Lula

O novo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que Lula e Geraldo Alckmin começam a escrever um novo capítulo da história do Brasil

O próximo ministro da Agricultura do Brasil,  o senador Carlos Fávaro (PSD-MT), disse que neste domingo (1º), que a ‘alegria tomou posse’.

Em Brasília, onde acompanhou a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro postou nas redes sociais:

“Saímos de casa neste primeiro dia do ano esperançosos. Junto da minha esposa Claudineia Fávaro, representando minha família que está sempre ao meu lado, testemunhamos mais um grande capítulo da história do Brasil: a posse do vice-presidente Geraldo Alckmin e do presidente Lula. Um novo governo está começando e uma nova página do nosso país também. Vamos escrevê-la juntos e unidos”.

Fávaro no Ministério da Agricultura

Nesta segunda-feira (2), às 15h, Carlos Fávaro assume o Ministério da Agricultura, em uma cerimônia marcada para acontecer na sede da pasta, na Esplanada dos Ministérios.

No evento, Fávaro deve anunciar os nomes que vão compor a pasta com ele.

Desde que foi anunciado por Lula, na quinta-feira (29), o novo ministro, que também foi coordenador do Grupo de Transição da Agricultura, tem falado sobre as prioridades da gestão.

Em uma entrevista para agência de notícias Reuters, o próximo ministro da Agricultura disse que pretende refomular a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e voltar a fazer estoques de alimentos básicos como milho, arroz e feijão para ajudar no combate à fome no Brasil, um grande exportador de alimentos, usando a Conab como meio para executar essa política.

Na mesma entrevista, ele também disse que o governo vai dobrar o orçamento da Embrapa, agência de pesquisa agrícola, a partir de 2023.

Em outra entrevista, desta vez para o jornal Folha de S. Paulo, Fávaro disse que o saldo para o agronegócio foi negativo no governo Bolsonaro.

E que Lula vai abrir o mercado para o agronegócio no exterior e será o principal embaixador do Brasil.