DECLARAÇÃO

'Ainda não vejo a necessidade', diz presidente da FPA sobre protestos de agricultores no Brasil

Presidente da bancada do agro, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), descartou a necessidade de protestos de agricultores no Brasil no momento, em comparação com a onda de manifestações que ocorre na Europa

agricultores, protesto, frança, protestos
Foto: Reprodução/Fnsea

Nesta terça-feira (20), o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), descartou a necessidade de protestos de agricultores no Brasil no momento, em comparação com a onda de manifestações que ocorre na Europa e outros países do mundo.

Lupion destacou que as realidades do Brasil e da Europa são “completamente diferentes”.

“A Europa vive um momento completamente distinto do nosso, eles têm um problema sério lá de safra e demandas impostas pelo Parlamento Europeu. Nossa realidade é outra, vamos ter um problema sério de safra, vamos ter um problema sério de crise, mas ainda não vejo a necessidade de colocarmos os produtores rurais na rua para protestar,” disse.

Lupion disse que a FPA reconhece as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais brasileiros, mas acredita que o momento ainda não é oportuno para organizar protestos.

“Ainda estamos no primeiro ano, começando o segundo ano deste governo. A FPA tem realizado um trabalho importante representando os produtores rurais no Congresso, assim como mais de 50 entidades presentes aqui no IPA. Também têm desempenhado esse papel de representação. Então, estamos conseguindo sobreviver, por assim dizer”.

Protestos no futuro

Lupion não descarta a possibilidade de mobilizações futuras.

“Essa onda de protestos lá gera diversas discussões aqui no Brasil sobre o produtor rural brasileiro, de que o governo tem atacado o produtor, tem sido difícil conviver com esse governo, que políticas públicas são muito contrárias a nós, que nós somos sempre vistos como adversários e se nós teríamos a iniciativa de organizar protestos dessa maneira aqui no Brasil”, disse.

O deputado lembra que o setor agropecuário já se mobilizou em outras ocasiões, como na década de 1980 e na época da securitização da dívida rural.

“Meu pai era deputado na época e presidente da FPA, inclusive organizou [o protesto]. Milhares de tratores vieram aqui para Brasília, mostrando a força do setor. Talvez chegue o momento de fazermos isso. Acho que ainda não”, afirmou Lupion.