POLÍTICA

Após CPI do MST, oposição lança Frente Parlamentar da Invasão Zero

A nova frente parlamentar planeja solicitar regime de urgência para a tramitação de sete projetos de lei na Câmara que visam restringir ocupações de terras

Frente Parlamentar Invasão Zero
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Frente Parlamentar Invasão Zero foi lançada na sede da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília, com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O grupo, formado por parlamentares da oposição, pretende manter a pressão contra o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outros grupos, mesmo após a conclusão da CPI que não aprovou o relatório final.

A nova frente parlamentar planeja solicitar regime de urgência para a tramitação de sete projetos de lei na Câmara que visam restringir ocupações de terras.

Esses projetos propõem, entre outras medidas, impedir que invasores de propriedades rurais recebam benefícios sociais do governo ou estejam na lista de programas de reforma agrária, aumentar as penas por esbulho possessório (ocupação violenta de propriedades) e permitir a ação policial sem necessidade de ordem judicial para retomada de terras.

Cada estado terá sua representação e liderança na Frente Parlamentar Invasão Zero, com deputados coordenando a atuação nos estados.

Bolsonaro será ‘padrinho’ da nova frente parlamentar

O colegiado será presidido pelo deputado federal Coronel Zucco (Republicanos-RS). O parlamentar presidiu a CPI que investigou o MST, mas não conseguiu aprovar o relatório final.

No total, 201 parlamentares entre deputados e senadores aderiram à iniciativa.

“Reunimos um time de peso de parlamentares comprometidos com a defesa do agronegócio. Um fórum de debates, articulação e muita pressão contra o avanço do terror no campo e na cidade”, destaca Zucco.

A nova frente terá o ex-presidente Jair Bolsonaro como ‘padrinho’.

“O atual Poder Executivo não é adversário, é um inimigo. Eu me orgulho de estar aqui”, disse.

Frente Parlamentar Invasão Zero

  • Presidente: Luciano Zucco (Republicanos-RS)
  • 1º Vice-presidente: Ricardo Salles (PL-SP)
  • 2º Vice-presidente: Magda Mofatto (PATRIOTA-GO)
  • 3º Vice-presidente: Caroline de Toni (PL-SC)
  • Primeiro Secretário: Messias Donato (Republicanos-ES)
  • Segundo Secretário: Capitão Alden (PL-BA) T
  • Terceiro Secretário: Marcos Pollon (PL-MS)
  • Relações Institucionais: Pedro Lupion (PP-PR)