Agricultura

Associação pede atualização de livros didáticos nas escolas sobre a agropecuária

O objetivo da associação De Olho No Material Escolar é chamar a atenção das distorções que ainda fazem parte dos livros que são usados nas escolas

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) promoveu, nesta terça-feira (5), um evento para discutir a atualização do conteúdo do material didático oferecido nas escolas que muitas vezes não reflete a realidade do produtor rural e do agronegócio. 

O encontro reuniu representantes de vários setores do agronegócio brasileiro e das principais editoras do país. 

O objetivo da associação De Olho No Material Escolar é chamar a atenção das distorções que ainda fazem parte dos livros que são usados nas escolas, levando uma imagem incompatível com a realidade do homem do campo hoje. 

“Queremos mostrar [para as editoras] a realidade. Queremos que isso esteja no material das crianças para que a gente possa encantá-las, mostrar o agronegócio verdadeiro. Atualização é a palavra de hoje”, afirma Helen Jacintho, diretora de comunicação da associação.  

Um dos convidados foi o presidente da Embrapa, Celso Moretti. Ele diz que o jovem brasileiro tem que ter orgulho do que foi feito no brasil nas últimas cinco décadas. 

“O Brasil deixou de ser importador para ser um dos maiores produtores de alimentos e fibra energia do mundo, e eu acho que o conteúdo do material escolar pode trazer esse orgulho para os nossos jovens, não só aqui dentro do Brasil, mas fora. Quando se tornarem líderes no futuro, que eles tenham orgulho de dizer que o Brasil alimenta 800 milhões de pessoas e vai continuar alimentando o mundo e, o mais importante, preservando o meio ambiente”, diz Moretti.