PARCERIA

Brasil e Vietnã firmam acordo para intensificar cooperação agrícola

Brasil e Vietnã firmam acordo para intensificar cooperação agrícola

Brasil e Vietnã firmam acordo para intensificar cooperação agrícola

Em uma reunião entre o presidente Lula e o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Mihn Chinh, foi assinado um Plano de Ação que visa fortalecer a cooperação agrícola entre os dois países. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o vice-ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã, Nguyen Hoang Hiep, formalizaram o acordo durante uma cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, na segunda-feira (25).

O Vietnã é um dos principais mercados para os produtos do agronegócio brasileiro, figurando como o sexto maior comprador mundial. Entre os itens que importam do Brasil estão soja, milho, algodão, carne bovina, e agora, buscam expandir essa parceria para incluir produtos como café.

Fávaro enfatizou a importância desse acordo ao declarar: “O Vietnã é o nosso sexto maior comprador mundial. Compram soja, milho, algodão, carne bovina e querem ampliar essa relação comercial, inclusive de produtos como o café, do qual são produtores”.

O Plano de Ação entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil e o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã (Mard) implementa efetivamente um Memorando de Entendimento estabelecido em 2018. Esse plano, que abrange o período de 2023 a 2025, propõe a troca de dados sobre exportações agropecuárias, a regulamentação e a negociação do mercado de importação e exportação de produtos agropecuários, florestais e de pesca.

O primeiro-ministro vietnamita vietnamita expressou sua satisfação com o acordo, afirmando: “Assinamos um plano de ação que vai nos permitir avançar na abertura do mercado vietnamita para novos produtos agropecuários brasileiros”.

O presidente Lula destacou a importância de ampliar e diversificar a relação comercial entre os dois países, especialmente com produtos de alto valor agregado. Nesse contexto, solicitou que o Mapa realize uma missão oficial ao Vietnã para explorar o potencial de máquinas para pequenos produtores e fortalecer ainda mais os laços comerciais entre as nações.

A assinatura desse acordo representa um passo significativo na promoção da cooperação agrícola e no impulso das exportações brasileiras para o Vietnã, consolidando a parceria entre as duas nações.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.