Economia

Brasil tem 7º maior alta no PIB em ranking de 26 países, diz Austin

Para o ministro da Economia Paulo Guedes, no entanto, o Brasil é o país que mais cresce no mundo atualmente

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou o sétimo maior crescimento no segundo trimestre ante o primeiro trimestre, dentro de um ranking com 26 países, calculou a agência de classificação de risco Austin Rating.

A alta de 1,2% na atividade econômica do Brasil ficou atrás apenas dos desempenhos da Holanda (2,6%), Turquia (2,1%), Arábia Saudita (1,8%), Israel (1,6%), Colômbia (1,5%) e Suécia (1,4%).

Entre os países compilados, a China teve o pior desempenho, com queda de 2,6% no PIB do segundo trimestre ante o primeiro trimestre de 2022, seguido por Taiwan (-1,8%), Canadá (-0,3%), Cingapura (-0,2%) e Estados Unidos (-0,2%).

Na média dos países ranqueados, o PIB cresceu 0,6%.

Para Guedes, Brasil é o país que mais cresce no mundo hoje

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou nesta quinta-feira, 1º de setembro, os resultados da atividade econômica divulgados pela manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Brasil é o país que mais cresce no mundo hoje”, disse, citando as nações que fazem parte do G7 e a China.

“O Brasil está voando. Eu disse que passaria o ano revendo o crescimento para cima e a inflação para baixo. O Brasil é a economia que mais vai crescer, olhando no G7 e China. É a economia que mais cresce no mundo hoje.”

Guedes enfatizou ainda que, enquanto a inflação assusta nos Estados Unidos e na Europa, aliada ao fantasma da estagnação, no Brasil, ela vem caindo em paralelo à retomada da atividade econômica.

“São nove meses de revisão para baixo da inflação”, disse.

A declaração foi dada na entrada da 10ª Feira do Empreendedor, no centro de convenções Expo Mag, no centro do Rio.