PROJETO NO SENADO

Caminhonete fabricada no Mercosul terá isenção de IPI para agricultor

CRA do Senado aprova emenda que estende benefício para caminhonetes de até 3,5 toneladas; texto vai para a Comissão de Assuntos Econômicos

caminhonete, produtor rural
Foto: Divulgação/Toyota

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado aprovou nesta quarta-feira (22) uma emenda que estende às caminhonetes fabricadas em países integrantes do Mercosul a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição desse tipo de veículo por produtores rurais pessoas físicas.

A emenda, apresentada pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ), foi relatada pelo senador Jayme Campos (União-MT) e aprovada por unanimidade.

Com isso, o projeto de lei (PL) 2.966/2019, de autoria do senador Irajá (PSD-TO), passa a prever a isenção do IPI para caminhonetes de fabricação nacional e também para caminhonetes fabricadas nos países integrantes do Mercosul, desde que tenham peso bruto total de até 3,5 mil quilos.

A emenda foi aprovada com o argumento de que o Brasil tem uma obrigação, perante os demais países integrantes do Mercosul, de dispensar aos produtos originários do território dos demais Estados Partes o mesmo tratamento tributário aplicável aos produtos nacionais.

Com a aprovação da emenda, a matéria segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será apreciada em caráter terminativo. Se aprovada pela CAE, o projeto poderá seguir para a votação no Plenário do Senado.