Economia

Circuit breaker: B3 interrompe negociações para conter quedas no mercado

Os preços das ações estão sendo afetados fortemente pelo impacto da baixo do preço do petróleo no mercado internacional, a maior desde 1991

Economia, PIB
Foto: Pixabay

Os negócios na B3, Bolsa de Valores brasileira, foram suspensos na manhã desta segunda-feira, 9, após queda de 10,2% do Ibovespa, quando o indicador marcava 88.178,33 pontos. Os preços das ações estão sendo afetados fortemente pelo impacto da baixo do preço do petróleo no mercado internacional, a maior em um único dia desde a Guerra do Golfo, em 1991.

A queda acima de 10% no índice em relação ao fechamento de sexta-feira ativou o ‘circuit breaker, mecanismo utilizado pela B3, que permite, na ocorrência de movimentos bruscos de mercado, interromper as negociações por durante 30 minutos.

Se na volta das negociações, o Ibovespa cair mais de 15%, ocorre um novo circuit breaker e as negociações serão suspensas por 60 minutos. Depois do segundo circuit breaker, se o índice recuar mais de 20%, as negociações serão interrompidas sem um prazo definido para retorno, de acordo com a determinação da B3. Essa é 18ª vez que o mecanismo é acionado desde sua adoção em 1997.