POLÍTICA

CPI das ONGs convoca Marina Silva após ausência

O relator da CPI, Marcio Bittar (União-AC), pediu que o convite da ministra fosse transformado em convocação, o que foi aprovado

Marina Silva
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A CPI das ONGs decidiu convocar a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, após ela não comparecer à comissão parlamentar de inquérito nesta terça-feira (21). A ministra havia sido convidada, mas alegava conflitos de agenda.

O relator da CPI, Marcio Bittar (União-AC), pediu que o convite fosse transformado em convocação, o que foi aprovado pelos integrantes da comissão, com o voto contrário do senador Beto Faro (PT-PA).

Para o presidente da CPI, Plínio Valério (PSDB-AM), a justificativa da ministra não foi convincente. “Isso aqui é uma CPI, nós não podemos, por mais compreensão que tenhamos, insistindo para que fosse convite, só dependeu da resposta dela, e a gente continuaria como convite, mas a resposta não foi convincente. Ela nos deixa, a véspera de encerrar a CPI, como data pra ela poder vir aqui”, disse.

Além de Marina Silva, a CPI das ONGs também quer ouvir a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. A pedido do senador Beto Faro, ela será convidada, e não convocada, para audiência na comissão.

De acordo com Faro, Sônia Guajajara se comprometeu em comparecer à CPI após a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP28, em Dubai. “Ela chega no dia 12, aqui em Brasília, de volta da COP. Ela chega no dia 12 e ela se propõe, do dia 13 ao dia 15, em qualquer um desses dias ela se propõe a vir aqui”, disse.

A CPI das ONGs deve encerrar seus trabalhos em dezembro.