PESTICIDAS

Defensivos agrícolas: PL que flexibiliza regras deve ser votado na próximas semanas

Segundo o deputado Sérgio Souza (MDB-PR), ex-presidente da FPA, afirmou que há um acordo entre os parlamentares para votar o projeto

defensivos agrícolas, agrotóxicos
Foto: Mapa

O Projeto de Lei 1459/2022, que trata da modernização do sistema de registro de defensivos agrícolas, pode ser votado nas próximas semanas no Senado Federal.

A afirmação foi feita pela ex-ministra da Agricultura, a senadora Tereza Cristina (PP-MS).

Tereza Cristina, que é relatora do projeto na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), afirmou que o tema é prioritário para a bancada ruralista e que há um consenso entre os parlamentares sobre a necessidade de aprovação do projeto.

“Estamos dialogando para que a matéria siga adiante. É de interesse do país ter uma agricultura moderna e desenvolvida, e é disso que se trata os pesticidas. Vamos conversar para colocar em votação o mais breve possível”, disse.

Sérgio Souza, ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), também afirmou que há um acordo entre os parlamentares para votar o projeto nas próximas semanas.

“Com a aprovação, iremos usar um volume menor de remédios para as plantas, pois eles vão ter uma maior eficiência. Vamos produzir mais alimentos com menos pesticidas”, disse.

O projeto de lei prevê a modernização do sistema de registro de defensivos agrícolas, tornando-o mais ágil e eficiente. O projeto também prevê a redução de custos para os produtores rurais.

A aprovação do projeto é uma demanda antiga do setor agropecuário. O projeto tramita no Congresso Nacional há mais de duas décadas.