Política

Divisão do Ministério da Agricultura reduz efetivo de servidores, diz sindicato

Segundo o Sindicato, somente a área de fiscalização, vinculada à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério, perdeu 154 cargos

Após as mudanças no Ministério da Agricultura, com a posse do novo governo, o Sindicato dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) informou, em nota, que luta pela reestruturação da carreira de auditor e, agora, também pela reposição de perdas de cargo.

“Do total de 2.700 cargos, agora restaram 1.500. Estamos vindo a público informar o estado crítico da carreira, que há sete anos luta para repor perdas salariais que se acumulam desde 2017”, disse.

A Anffa Sindical integra a mobilização nacional de servidores públicos do Poder Executivo por melhorias salariais, coordenada pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate).

Segundo o Sindicato, somente a área de fiscalização, vinculada à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério, onde se concentra a maioria dos Affas, perdeu 154 cargos, ficando com 280, do total de 434.

A carreira, que é responsável por garantir a segurança alimentar do País, também que não recebimento por horas-extras, feriados e forças-tarefa, todas realizadas sem remuneração.

“Não podemos mais suportar sucessivas perdas financeiras, além do desgaste e desmonte da carreira, que tem uma missão tão nobre e relevante para o bom desempenho do agronegócio brasileiro”, observou o presidente do Anffa, Janus Pablo.