Política

Eleições formam cenário de incertezas econômicas, diz Maílson da Nóbrega

Ex-ministro da Fazenda do governo José Sarney falou sobre como o cenário eleitoral pode influenciar a economia neste ano

O ex-ministro da Fazenda do Governo José Sarney Maílson da Nóbrega falou que as eleições, tradicionalmente, formam cenários de incertezas na economia.

Acompanhado do comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, o ex-ministro disse que o mercado está atento aos programas apresentados pelos candidatos mais bem posicionados nas pesquisas, como Lula (PT), Bolsonaro (PL) e Sergio Moro (Podemos).

“Digamos que um candidato mais radical seja eleito. Isso pode influenciar a taxa de câmbio, aumentar fuga de capitais, a inflação, ou seja, o desempenho da economia”.

Nóbrega e Daoud falaram que o cenário eleitoral para 2022 ainda não está definido, especialmente porque não existe uma terceira via consolidada no país no momento.

“O Sergio Moro se colocou bem, mas parece estar encontrando dificuldades para crescer”, disse Daoud.

Na avaliação do ex-ministro, só existe espaço para uma terceira via se Lula ou Bolsonaro não estiverem no segundo turno. “Por enquanto, só consigo visualizar os dois”, afirmou.