Mais de 5,5 mil municípios escolhem novos prefeitos daqui a um mês

Série do Canal Rural visita produtores para conhecer as necessidades de quem vive na zona rural; a primeira parada é em Piracicaba (SP)

Fonte: Canal Rural/reprodução

Há pouco menos de 30 dias das eleições municipais, que vai escolher novos prefeitos em 5,5 mil cidades, percorremos alguns municípios para saber quais são as necessidades dos produtores, criadores e moradores das zonais rurais. No distrito de Artemis, em Piracicaba (SP), as reclamações dos moradores são gerais. 

O produtor de leite José Dini Sobrinho mora na localidade há 64 anos e afirma que a região está esquecida pelas autoridades. Ele quer que a próxima administração invista mais, principalmente, em maior efetivo para a segurança.  “Não adianta uma viatura sair na zona rural com duas pessoas”, diz.

Outra queixa dos moradores é quanto ao acesso até a região e a sinalização nas estradas. Sem indicações eficientes, os locais costumam usar uma ponte de ferro como referência para encontrar pessoas de fora do distrito de Artemis. “O pessoal não conhece o nosso bairro”, diz o agricultor aposentado Paulo Ramos Filho.

A estrada que liga o centro de Piracicaba à zona rural não tem placas de indicação, mas está repleta de buracos e de poeira levantada por caminhões carregados de cana-de-açúcar. Raquel Dini, encarregada geral de uma empresa de água mineral do local, afirma que as condições da via são precárias e que muitos clientes foram perdidos por causa disso.

O presidente do sindicato rural do município, Arnaldo Bortoletti, inclui na lista de problemas da região a falta de investimentos em infraestrutura e em educação. Segundo ele, às vezes falta até combustível para os veículos da equipe que faria a manutenção de estradas rurais, que são muito prejudicadas na época das chuvas. Bortoletti também critica a falta de escolas na zona rural, o que estaria afastando as famílias da região.

Nestas eleições, Piracicaba tem oito candidatos a prefeito: Barjas NegrI (PSDB), José Edvaldo Brito (PCdoB), Luciano Almeida (PSD),  Magno Peres (PCO), Marcelo Filik (Rede), Sérgio Spenassatto (PPL), Thiago Nalesso (PSOL) e Wilson Trindade (Pros).