Política

Engenheiro agrônomo será o próximo ministro da Educação

Futuro chefe do MEC é petista ex-governador de estado nordestino

A partir de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) será comandado por alguém com ligação com o meio rural. Engenheiro agrônomo, com graduação e mestrado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Camilo Santana foi escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para a condução da pasta. A confirmação foi feita na manhã desta quinta-feira (22), juntamente com outras 15 indicações.

+ Senado aprova projeto que permite autocontrole no agronegócio

Santana vai atuar na Esplanada dos Ministérios após ser eleito senador pelo Ceará. No pleito de 2 de outubro, ele, que é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 2002, recebeu o equivalente a 69,8% dos votos válidos. Antes, havia sido governador do estado nordestino por dois mandatos consecutivos.

Hoje com 54 anos de idade, o futuro ministro da Educação começou a carreira na política partidária como prefeito de Barbalha (CE), cidade na divisa entre o Ceará e Pernambuco, em 2000. Quatro anos mais tarde, após trocar o PSB pelo PT, ele foi reeleito.

Em 2010, Camilo Santana foi eleito deputado estadual. Em meio ao tempo em que se dedicou à Assembleia Legislativa cearense, atuou como secretário do então governador Cid Gomes. Chegou a ser responsável pelas pastas das Cidades e do Desenvolvimento Agrário.

Engenheiro agrônomo e professor no MEC

camilo santana - engenheiro agrônomo - mec - ministro da educação
Camilo Santana | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Formado em engenharia agrônoma pela UFC, Camilo Santana completou o curso de mestrado em desenvolvimento e meio ambiente pela mesma instituição de ensino. No campo acadêmico, foi, além de estudante, professor. Chegou a lecionar no curso de saneamento ambiental do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) em Juazeiro do Norte (CE).

Além disso, o próximo ministro da Educação do Brasil é servidor público federal concursado do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ocupando a função de analista ambiental, mas chegando a ser superintendente adjunto no Ceará em 2003 e 2004.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.