Diversos

EUA: negociação com China avança mas desafios permanecem

Em nota divulgada pela Casa Branca, os dois países avançaram nas negociações e continuarão com os progressos em questões de interesse mútuo

China
Foto: Andrea Hanks/ White House

As negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China avançaram na rodada mais recente, em Washington, mas ainda há desafios significativos pela frente, de acordo com comunicado da Casa Branca divulgado ao final das conversas, na última sexta-feira, dia 5.

“Os Estados Unidos e a China realizaram reuniões produtivas e avançaram em várias questões fundamentais. Um trabalho significativo ainda precisa ser feito, e os diretores, vice-ministros e membros da delegação estarão em contato contínuo para resolver as questões pendentes”, segundo a nota.

“Os temas da negociação incluíam propriedade intelectual, transferência de tecnologia forçada, barreiras não tarifárias, agricultura, serviços, compras e fiscalização”, de acordo com o comunicado.

Entre os dias 3 e 5 de abril, o representante comercial norte-americano Robert Lighthizer e o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, receberam em Washington o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, e uma  delegação chinesa para mais uma rodada de negociações sobre comércio.

Liu disse que as negociações comerciais entre Pequim e Washington “chegaram a um novo consenso”, e que os dois lados continuarão com as consultas para novos progressos em questões de interesse mútuo, a fim de concluir as negociações o mais rapidamente possível.

Margem de lucro do produtor está cada vez mais espremida, diz Tereza