PAUTA DE HOJE

Governo busca estratégias para reduzir preços de alimentos e produtos básicos em meio à inflação

Lula solicitou um estudo sobre os impactos dos preços dos alimentos

O governo está buscando soluções para conter a escalada dos preços dos alimentos e produtos básicos, que têm exercido forte pressão sobre a inflação. Em uma reunião realizada hoje de manhã (14) no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou ministros, incluindo o da Agricultura, Carlos Fávaro, e o do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Durante o encontro, que durou mais de duas horas, foram discutidas estratégias para reduzir os preços dos alimentos nas próximas semanas. O presidente solicitou um estudo sobre os impactos dos preços dos alimentos, visando identificar medidas que possam ser implementadas para amenizar a situação.

Embora os detalhes do estudo ainda não tenham sido oficialmente divulgados, Fávaro tem uma coletiva de imprensa marcada para esta tarde, em que pretende apresentar mais informações sobre as deliberações da reunião.

O encontro contou também com a participação do presidente da Conab e do secretário de política agrícola do Mapa, que discutiram a possibilidade de revisão da política de preços mínimos dos alimentos, visando incentivar a produção e, consequentemente, reduzir os preços ao consumidor.

A reunião evidencia a preocupação do governo com o avanço da inflação e a busca por medidas eficazes para mitigar seus impactos na economia e no bolso dos brasileiros. A coletiva de imprensa agendada para esta tarde deverá trazer mais esclarecimentos sobre as medidas que serão adotadas para enfrentar esse desafio.